top of page

ÁREAS ALVO DE IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA NOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA

Integrando ecossistemas naturais, pastagens e campos de altitude

floresta e campo

Uma paisagem com alta diversidade biológica no Bioma Mata Atlântica

floresta e campo
floresta

As Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade são um instrumento de política pública que visa a tomada de decisões para a conservação, recuperação e uso sustentável da biodiversidade. A Portaria nº 126, de 27 de maio de 2004, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), instituiu que as áreas prioritárias devem ser apresentadas em um mapa, com um banco de dados que indica as características das áreas e as ações sugeridas para a conservação. A biodiversidade é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos, pois é responsável pela formação e preservação dos ecossistemas naturais. A qualidade do ar, a variedade de alimentos e a ciclagem de nutrientes são alguns exemplos da importância da biodiversidade.

O processo da 2ª atualização das áreas prioritárias para conservação da Mata Atlântica ocorreu durante os anos de 2017 e 2018, por meio de várias reuniões técnicas temáticas, com a participação de pesquisadores, gestores de órgãos governamentais municipais, estaduais e federais, organização da sociedade civil, setores econômicos e representantes de diversas instituições. Foi coordenado pelo MMA, com o apoio técnico do Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPE, contratado por meio de edital público do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, no contexto da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável Brasil-Alemanha no âmbito da Iniciativa Internacional de Proteção do Clima (IKI) do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha. O mapa abaixo ilustra as áreas de importância biológica no bioma Mata Atlântica.

mapa  da área MA020

A MA20 - É uma área de alta importância e de prioridade extremamente alta localizada junto a região que forma as nascentes do Rio das Antas, composto por Florestas Ombrófila Mista com áreas de campos de altitude, integrando áreas importantes de paisagens associadas a diversos municípios da região dos Campos de Cima da Serra, tanto no RS quanto em SC. São áreas de extrema importância biológica incluindo os municípios de Bom Jesus, São Francisco de Paula, Jaquirana, Cambará do Sul, São José dps Ausentes, Vacaria, Esperalda e Muitos Capões. Em Santa catarina integram os municípios de Campo Belo do Sul, Capão Alto, Lages, São Joaquim, Urupema, Painel, entre outros mais a Norte. A área de interesse se localiza no município de Vacaria - com propriedades totalizando 540 ha de Florestas protegidas e campos nativos, com arroios e cachoeiras preservadas. compondo ambientes de rara beleza.

mapa vacaria e MA020
mata interna
área principal
araucárias
bottom of page